Hey, pessoal! Alguns de voc√™s j√° me conhecem. ūüėČ Mas para quem ainda n√£o sabe mais sobre uma das figuras doidinhas por tr√°s das redes sociais e a√ß√Ķes de Comunica√ß√£o da Miami… prazer, meu nome √© Bruna Mesquita. Na verdade, lidero uma equipe maravilhosa que trabalha todos os dias para tornar a nossa Miami Ad School mais forte e ainda mais desejada. Estou mesmo para fazer um post por aqui para apresentar pra voc√™s nosso time de Comunica√ß√£o e Relacionamento, mas vou deixar para depois, pois hoje gostaria de compartilhar uma outra coisa: a minha experi√™ncia como aluna do Bootcamp de Branded Entertainment & Content.

Minha rela√ß√£o com a Miami √© de longa data. Conhe√ßo os s√≥cios, Paulo Andr√© Bione (PA) e Paulo S√©rgio Quartiermeister, e a nossa querida Daguia (essa eu sei que todo mundo – pelo menos quem foi aluno – conhece) h√° 10 anos, desde que comecei a trabalhar no marketing da ESPM. Na √©poca a Miami exercia suas atividades em parceria com a respeitada escola de Comunica√ß√£o e Marketing. No in√≠cio de 2018, ap√≥s o encerramento dessa parceria – que aconteceu no final de 2017 -, fui convidada pelos Paulos para liderar os trabalhos de Comunica√ß√£o da Miami Ad School S√£o Paulo e Rio. Com muita alegria aceitei, com aquele frio na barriga, sabendo que teria que me superar dia ap√≥s dia para exercer essa fun√ß√£o em um lugar que √© “s√≥” uma das maiores refer√™ncias no ensino, e tamb√©m na pr√°tica, da Comunica√ß√£o, da Propaganda, do Design…

Como vocês devem imaginar, muito do meu trabalho consiste em entender a fundo o que a Miami oferece, para poder explicar todos os nossos diferenciais ao mercado. E isso envolve uma troca intensa com coordenadores e professores. Tá aí uma das coisas que eu acho mais incríveis (e são muitas) de estar aqui. E para não me estender muito, pois se deixar eu vou falar de cada pessoa incrível com quem eu convivo aqui e este post vai ficar gigante e eu vou fugir do foco (normal para uma geminiana, rs), vou direto para o dia em que eu conheci a Patrícia Weiss.

Quem me conhece sabe que eu sou mega exigente e perfeccionista. E no meio do meu trabalho aqui, mesmo sendo chata e cr√≠tica, tive vontade de fazer muitos cursos. Mas no momento que eu estava de vida e carreira naquele julho de 2019, foi o Bootcamp de Branded Entertainment & Content que me chamou mais aten√ß√£o. Eu sabia que o PA tinha convidado a Patr√≠cia para liderar esse projeto e que eles estavam trabalhando no programa h√° mais de 1 ano, com a preocupa√ß√£o de desenhar uma grade, inclusive, em linha com o mercado internacional. Ou seja, tinha certeza que seria um baita desafio lan√ßar aquele curso. Primeiro porque nosso mercado ainda entende pouqu√≠ssimo do que √© Branded Content. E segundo porque sabia que seria dif√≠cil mostrar tanto conte√ļdo no pouco tempo que t√≠nhamos. Mas, para a minha surpresa, a galera come√ßou a pirar no curso e tivemos uma procura bastante grande. Acredito que pela imensa necessidade que todos n√≥s, profissionais da √°rea, sentimos em fazer algo mais profundo, com mais significado, do que a maioria dos trabalhos que vemos hoje na rua.

Foi um pouco mais de 1 m√™s de contato di√°rio com a Patr√≠cia e o resultado foi uma primeira turma lotada. N√£o tinha como ser diferente. J√° nos primeiros dias desse intensivo com a Pati, decidi que queria fazer o curso. E foi uma das melhores decis√Ķes que tomei nos √ļltimos tempos. Hoje eu chamo ela de rainha, o que – s√©rio – n√£o √© nem um pouco too much, pois a Patr√≠cia √© sim a rainha do Branded Content. Para criar um curso desse, bicho… tem que ser!

E agora, em pleno per√≠odo de inscri√ß√Ķes para a turma que come√ßa em 14/2, temos recebido muitas d√ļvidas de alunos interessados no curso. Por isso, resolvi fazer este post e compartilhar com voc√™s um pouco da minha experi√™ncia como aluna desse Boot. Para facilitar, fiz em um formato de perguntas e respostas e aprofundei um pouco nas aulas. Espero que gostem e que seja √ļtil para quem t√° pensando em ingressar nessa pr√≥xima turma e ainda tem d√ļvidas sobre a proposta do programa e conte√ļdo das aulas. ūü§ė

> Gostei do tema e da proposta dos m√≥dulos, mas n√£o sei se o curso √© indicado pra mim. Trabalho com Propaganda, n√©… N√£o me envolvo especificamente em projetos de conte√ļdo.
< Cara! O curso √© muito pra voc√™. Eu trabalho com Publicidade h√° mais de 10 anos e adoro. Acho um universo rico e tem muita gente fazendo trabalhos incr√≠veis em Propaganda. Mas esse Boot mostra como a publicidade impositiva, que n√£o fala com pessoas, n√£o funciona mais. Por for√ßa do h√°bito, a gente tem mania de falar do consumidor. Mas antes de serem consumidores, s√£o pessoas. Parece √≥bvio isso, mas n√£o √©. Porque a maior parte dos trabalhos que a gente v√™ se resume na marca falando dela mesma e n√£o sobre a verdade das pessoas. E essas pessoas s√£o como a gente em nossa intimidade. Querem rir, chorar… V√£o se interessar pelo que causa sensa√ß√£o nelas. Ou seja, por mais que voc√™ n√£o se envolva diretamente em projetos de conte√ļdo, posso garantir que tudo o que voc√™ fizer tendo isso em mente (e tudo o que voc√™ vai aprender no curso) vai aproximar sua marca do p√ļblico com o qual voc√™ quer se relacionar. N√£o √© f√°cil colocar em pr√°tica, t√°? Quero colocar tantas coisas em pr√°tica na Miami ainda… Mas uma coisa √© certa: √© um caminho sem volta. Uma vez que voc√™ come√ßa a perceber que est√° se conectando mais com as pessoas (e isso tamb√©m envolve ouvir coisas que voc√™ n√£o espera e saber que sempre tem algo a melhorar), voc√™ n√£o quer mais fazer de outro jeito.

> Eu j√° trabalho com conte√ļdo. N√£o sei se o programa do curso ser√° b√°sico pra mim.
< Digo com propriedade que n√£o. Na minha turma tinham v√°rios alunos j√° trabalhando com content (ali√°s, profissionais super feras) e adivinhem s√≥? O grupo que ganhou o melhor trabalho (vota√ß√£o de todos os professores e do cliente – que no caso foi a Gol) n√£o tinha nenhum desses alunos. E a√≠ eu vou aproveitar para falar uma coisa s√©ria: se voc√™ acha que j√° sabe tudo √© porque voc√™ certamente n√£o sabe. Por isso, mesmo que voc√™ j√° trabalhe com conte√ļdo, tenha certeza de que nesse Bootcamp, tendo aula com esses oito profissionais que s√£o √≠cones e refer√™ncias em suas √°reas de atua√ß√£o, voc√™ vai descobrir como fazer diferente, como fazer melhor o que voc√™ pode j√° estar fazendo de maneira bem legal hoje.

> Como rola essa junção de teoria e prática? Como é a metodologia?
< As aulas rolam nas sextas-feiras, das 19h30 √†s 22h30, e aos s√°bados, das 9h √†s 16h. Sempre dobradinha com o mesmo professor. Na sexta-feira v√£o colocar uma pulga atr√°s da sua orelha e no s√°bado voc√™ vai se aprofundar naquele tema. Todas as quartas-feiras rolam as orienta√ß√Ķes, em grupo, para encaminhamento do trabalho que dever√° ser entregue como produto final do curso. O meu foi uma s√©rie. Deu trabalho, mas foi super divertido. Levamos super a s√©rio. Fizemos v√≠deo promo, fomos gravar em uma produtora parceira. Foi demais. A gente inventou uma hist√≥ria, que respondia ao briefing que a Gol tinha passado, e fomos dando vida √†quela hist√≥ria. Brinquei com o grupo que sai do curso querendo ser roteirista (t√°, n√£o √© t√£o brincadeira assim, √© uma vontade real, que depois da aula do Lusa, ficou ainda mais em chamas dentro de mim). Na verdade, na minha turma quase todos os grupos escolheram o formato s√©rie. Anima√ß√Ķes, com√©dia, drama, document√°rio. Foi incr√≠vel ver que a partir de um mesmo briefing cada grupo encontrou uma solu√ß√£o t√£o diferente. Essa diversidade de pensamento √© uma das coisas mais legais de ver como resultado dos 3 meses.

> Entendi a descrição dos módulos. Mas dá para contar um pouquinho mais sobre as aulas?
< Opa! Mas não posso dar tanto spoiler, né. Começamos com o módulo da coordenadora do curso Patrícia Weiss, Quebrando o Mindset e Imersão, que é o primeiro. Já de cara você vai ser obrigado a entender o que é e o que não é Branded Content. A aula da Pati é, como diz o nome, uma imersão no universo de Branded Entertainment & Content, com cases diversos. Ela vai te perguntar se o vídeo que ela acabou de passar era ou não era Branded Content. Quando você achar que era, não vai ser e vice-versa. Hahaha. Mas em resumo, depois dessa aula você vai estar preparado para engrenar de vez no curso e ser capaz de entender tudo o que virá nas próximas aulas.

O segundo m√≥dulo, Branded Strategy, √© comandado pelo Jo√£o Gabriel Fernandes. E a√≠ voc√™ vai ver, do ponto de vista de uma pessoa respons√°vel pelo Planejamento dentro de uma ag√™ncia do porte da AlmapBBDO, como √© o processo de pensar em um projeto de conte√ļdo e n√£o uma campanha. Como ver o briefing de outra maneira, tentando captar nas entrelinhas problemas e afli√ß√Ķes humanas que dariam uma grande hist√≥ria, conectando aquilo, de forma elaborada, com a realidade das pessoas. Voc√™ n√£o vai pensar em como fazer algo para ter mais cliques, pois vai descobrir que os acessos, na sua web-s√©rie, por exemplo, vir√£o automaticamente se voc√™ estiver conversando com seu p√ļblico atrav√©s de verdades intr√≠nsecas √† sua marca e que sejam tamb√©m verdades das pessoas com as quais voc√™ est√° falando atrav√©s do seu conte√ļdo. Ah, importante: depois da aula do Jo√£o, ser√° passado o briefing do trabalho para a turma. √Č o Jo√£o mesmo que passa (na minha foi). Juro que se eu soubesse o cliente da turma de fevereiro eu dava esse spoiler pra voc√™s, mas ainda nem eu sei.¬†

Já no terceiro módulo, Como Chegar em uma Ideia e Conceito de Branded Content, com Marcelo Nogueira, começamos a entender como dar vida, a partir de um pensamento criativo consistente, à tudo aquilo que pensamos para a nossa história. Você vai perceber que a execução de uma ideia pode tornar o projeto um sucesso ou um fracasso. Nessa aula já começamos a entender sobre construção de personagens, elementos e técnicas que são imprescindíveis para colocar uma ideia de pé, de maneira que realmente envolva as pessoas.

O quarto m√≥dulo √© do Lusa: Roteiros e Formatos. Gente, eu sou suspeita para falar dessa aula, pois foram 9h de pura magia pra mim. Estrutura narrativa √© algo que n√£o muda h√° pelo menos 2.000 anos. E mesmo assim, isso √© mais atual do que nunca. J√° ouviu falar da estrutura dos 3 atos? Ent√£o! Muitas, mas muitas, das s√©ries que a gente mais ama t√™m exatamente essa estrutura. E a “jornada do her√≥i”? Gosta de Harry Potter, Star Wars e afins? Todas partem dessa estrutura que tamb√©m √© mega usada. Se voc√™ acha imposs√≠vel construir um roteiro, a√≠ vai uma not√≠cia boa e uma n√£o t√£o boa: a come√ßar pela n√£o t√£o boa… n√£o √© f√°cil, mas… (a√≠ vem a boa) aprendendo as muitas t√©cnicas que existem para isso voc√™ vai ver que n√£o √© nem um pouco imposs√≠vel. J√° pensou escrever uma hist√≥ria e ver ela sendo produzida depois? Gente, quanto de amor √© isso?! Socorro!

J√° estamos no quinto m√≥dulo. Produ√ß√£o: Concep√ß√£o e Desenvolvimento de um Projeto. √Ē gente, eu sou a sinceridade em pessoa e preciso falar que eu faltei nessa aula, com dor no cora√ß√£o, por motivo de for√ßa maior. : ( Por isso, n√£o d√° pra falar com propriedade sobre ela agora (em tempo: vou assistir a Paula Trabulsi e o Alex Mehedff nessa pr√≥xima turma, com certeza), mas posso contar que essa aula teve um plus maravilhoso programado com muito carinho pela Paula. Fomos assistir, no cinema, “O Incerto Lugar do Desejo”, filme da maravilhosa Paula protagonizado pela Maria Fernanda C√Ęndido, e depois emendamos em um HH para ela contar tudo sobre como foi a produ√ß√£o do longa. Foi incr√≠vel! A gente tem uma no√ß√£o b√°sica de tudo que envolve uma produ√ß√£o. Mas √© muito mais al√©m, gente…

E o sexto m√≥dulo √© do Thiago C√©sar: A Marca como Produtora de Conte√ļdo. O melhor cliente do mundo existe e suspeito de que seja o Thiago. Hehe. N√£o √© f√°cil aprovar projetos de conte√ļdo. Vemos a aprova√ß√£o de planos de m√≠dia estratosf√©ricos e aquele choro pra aprovar o budget de uma p#t@ ideia de conte√ļdo. Mas nessa aula voc√™ vai aprender e ter exemplos mil de que se voc√™ quer mesmo estourar com projetos de conte√ļdo, nem √© obrigat√≥rio conseguir grandes verbas, pois o valor est√° em como voc√™ consegue personificar a marca de forma que ela seja a porta voz da comunidade que ela representa. Uma simples resposta a um tweet, por exemplo, pode fidelizar um monte de gente. Saca? Essa aula √© um verdadeiro show. Amei!

S√©timo m√≥dulo: Apresenta√ß√£o do Projeto para a M√≠dia (TV/Exibidores). O Tetel, quer dizer, o Carlos Queiroz, √© uma figura. Encantador, que leva na bagagem uma quantidade de conhecimento absurda. O cara t√° na Disney, n√©? √Č f#%@! Ouvir ele falar foi tipo m√ļsica para os ouvidos. Voc√™ tem toda a hist√≥ria, roterizou, criou todos os personagens e estruturou tudo super costurado. Tem certeza que seu projeto t√° j√° l√° na boca da produ√ß√£o. Experimenta vender da forma errada pra voc√™ ver! Nessa aula voc√™ aprender√° sobre t√©cnicas para apresentar seu projeto, aquele filho que voc√™ ficou tipo 1 ano fazendo, da maneira certa. O Tetel vai compartilhar, inclusive, macetes dele, que voc√™ n√£o vai encontrar em livros e bibliografias por a√≠ sobre o tema.¬†

Bom, acho que √© isso. Espero que tenham se sentido abra√ßados. ūü§ó

Se gostaram, por favor, comentem aqui. Estamos pensando em postar mais conte√ļdos como esse. Que tal?

E tendo d√ļvidas, mandem, que eu respondo com o maior prazer. ūüėė
Até a próxima!