Módulos* | Bootcamp de Planejamento e Estratégia

Cadência pedagógica em 4 módulos evolutivos e complementares: Carreira e Formação, Investigação, Resolução e Especialidades.

O calendário do programa, com a ordem das aulas, será enviado aos alunos inscritos na véspera do início do curso.

CARREIRA E FORMAÇÃO

O que é Estratégia e essa Carreira
Nesse workshop trabalhamos as habilidades de Estratégia e como desenvolvê-las e aplicá-las em projetos pessoais, negócios, startups, ONGs e marcas. Um workshop que ajuda cada Estrategista a ter mais consciência do seu plano de carreira, clareza de suas habilidades e insumos para poder traçar o melhor caminho.

Mentoria de Carreira
Noites de mentoria individual para ajudar cada participante do curso a entender melhor seu momento, tirar dúvidas sobre quais caminhos pode seguir e saber como evoluir.

Noite de Portfólio
Uma noite para falar sobre construção de portfólio, melhores práticas, ver exemplos e saber como construir um material que seja representativo da história e habilidades de cada pessoa.


INVESTIGAÇÃO

Fazendo as Perguntas Certas
O que é uma pesquisa qualitativa? Essa é uma aula para aprender a fazer as perguntas certas para gerar insights, entender os usos da quali, aprender a desenhar uma pesquisa e saber as possibilidades de técnicas para aplicar.

Desk Research: Power Internet Usability
Uma aula dedicada a desenvolver um novo olhar sobre a pesquisa de dados secundários, apresentar ferramentas que ampliam a produtividade no uso da internet e auxiliem a entender como as redes sociais e a internet podem ser fontes de referências e insights.

Entendendo o Problema
Como definir de maneira correta o problema que a marca enfrenta e o que a comunicação pode fazer por isso? Que tipo de informação pode ajudar, como encontrá-la e como trabalhar com ela? É a hora de discutir as milhares de influências que determinam os caminhos de uma marca e também de usar modelos de análise de mercado, comunicação, concorrência, influências culturais, etc.

NOVO | Do Desafio do Negócio à Ideia Criativa – Bastidores da Estratégia em Empresas
Você já parou para pensar que por trás de toda ideia tem um desafio de negócio? Cada empresa, dependendo do seu tamanho, cultura e perfil trabalha de uma determinada forma para percorrer esse caminho. A proposta dessa aula é mostrar os bastidores das empresas, passando pelas suas características, definição de metas, análise de cenários, estrutura. Tudo isso de forma dinâmica, descontraída e muito prática. Afinal de contas, nem só de estratégia ou de criatividade se vive uma empresa, é preciso os dois!

Pesquisa Criativa
Nem só de grandes institutos de pesquisa é feito o trabalho de investigação, e na realidade, a pesquisa pode ser um grande instrumento criativo. Com uma boa ideia e uma câmera na mão, fotos e vídeos ajudam a criar proximidade com o público e trazem um olhar mais livre e criativo à pesquisa quali.

RESOLUÇÃO

Insights e Brief
A palavra “Insight” é uma das mais importantes da indústria criativa. Mas também uma das mais mal usadas. Nessa aula, abordamos e exercitamos algumas regrinhas básicas de como reconhecer, chegar e formular Insights e detectar lacunas e oportunidades. Tudo isso desembocando numa boa construção de brief como o pivô do processo de pensamento estratégico.

Apresentações e Storytelling
Esta aula aborda os princípios para a organização de uma apresentação vencedora, utilizando exemplos de cultura pop, música, literatura e cinema. De uma forma prática e questionadora, fará o aluno repensar sua forma de abordar temas considerando o tripé conteúdo, interlocutor e contexto.

Ideias, Trajetória e Performance
Aula que muda, a cada edição do curso, na velocidade das mudanças do mercado e do mundo e tem como objetivo provocar o pensamento crítico nos alunos.


ESPECIALIDADES

Dados: People Analytics in the Era of Big Data
Nessa aula será possível conhecer a contribuição das clássicas (e atuais) pesquisas quantitativas junto aos consumidores, passando pelo monitoramento (e entendimento) das Redes Sociais, até chegarmos em sistemas de Business Intelligence. Tudo isso, aliado ao olhar perspicaz de quem comanda esse show, pode fazer toda a diferença para o sucesso de marcas.

O Trabalho é um Reflexo do Processo (Agile/Squads/Canvas)
Se o processo de trabalho é refletido na entrega final, então como fazer com que as pessoas trabalhem melhor? De um jeito mais colaborativo? De uma forma mais eficiente? Essa é a aula em que teoria e prática, mais que nunca, andam lado a lado. Nela, os alunos aprenderão metodologia de processo de trabalho como AGILE, a formação de Squads e elaboração de Canvas.

Sociedade Conectada e as Mídias Sociais
Entenda porque as mídias sociais estão provocando este salto evolutivo na comunicação e por que um consumidor se engaja com uma marca: motivações, emoções, pontos de vista e estilos de vida. Qual o panorama das plataformas hoje e como escolher as melhores formas para engajar o público e fazer com que o conteúdo seja compartilhado, criando embaixadores de marca.

Planejando o Futuro: Tecnologias Exponenciais
Os estudantes entenderão as bases utilizadas pelos maiores futuristas para visualizar, interpretar e planejar cenários possíveis da tecnologia e suas implicações na sociedade. Serão apresentadas previsões e aplicações em diversas indústrias através do cruzamento de tecnologias exponenciais como inteligência artificial, realidades imersivas, blockchain, biochacking, IoT, Indústria 4.0 entre outros.

UX Strategy
Nesse módulo, o aluno terá uma visão teórica sobre User Experience, algumas de suas ferramentas e quais as oportunidades de atuação. Além disso, vivenciará também uma imersão prática do processo de UX, aplicando algumas das ferramentas e colocando a mão na massa para solucionar um problema real.

Inovação, Modelo de Campanhas e Plataformas
A exemplo de diversos outros segmentos, a indústria da comunicação e marketing vem sofrendo um enorme impacto de novas tecnologias e de inúmeros novos comportamentos do consumidor, que rapidamente adota novas maneiras de compreender suas próprias necessidades, de decidir, de comprar e de se relacionar com empresas e marcas. Nessa aula vamos questionar os modelos atuais e vamos analisar novos modelos de pensamento por trás de grandes marcas muito bem sucedidas junto a esse novo consumidor da era digital.

O Conteúdo Desafia a Publicidade Tradicional
Quais são as novas formas e formatos de conexão com o público-alvo? Nessa aula, o aluno será exposto às novas formas de interação através das mídias sociais. Quais são as Estratégias das marcas para entrar na conversa e serem relevantes em um cenário em que é necessário tomar partido, se expor, e receber de volta resposta do consumidor.

*Os módulos podem sofrer alterações sem prévio aviso.