Módulos* | Sprint de Planejamento e Estratégia Colaborativa São Paulo

Cadência pedagógica em 5 módulos evolutivos e complementares.

Em 2019, transformamos o curso e dividimos as aulas em módulos: Carreira e Formação, Investigação, Resolução e Especialidades.

Mas antes de entrar na parte técnica como ter o controle do processo como um todo? Por isso, incluímos um novo módulo, o de Processo Colaborativo.

O calendário do programa, com a ordem das aulas, será enviado aos alunos inscritos.

PROCESSO COLABORATIVO

Abertura: Colaborar como Processo Estratégico
A Estratégia não está presente apenas na parte técnica do desenvolvimento do trabalho, mas cada vez mais no pensamento que permeia todo o processo do trabalho em equipe. Isso pressupõe uma consciência sobre todas as partes. Como garantir o melhor resultado coletivo?

Fechamento: Apresentação do Trabalho Colaborativo
Depois de aplicado ao trabalho colaborativo as habilidades necessárias a partir de cada um dos conteúdos programáticos ao logo do curso, os grupos dos alunos farão uma apresentação do seu trabalho na aula de fechamento. A ideia é que esse trabalho seja incluído no portfólio do aluno.


CARREIRA E FORMAÇÃO

O que é Estratégia e essa Carreira
Nesse workshop trabalharemos as habilidades de Estratégia e como desenvolvê-las e aplicá-las em projetos pessoais, negócios, startups, ONGs e marcas. Um workshop que ajuda cada Estrategista a ter mais consciência do seu plano de carreira, clareza de suas habilidades e insumos para poder traçar o melhor caminho.


INVESTIGAÇÃO

A Pesquisa Certa para o Problema Certo
Qual a melhor pesquisa para um objetivo X? E para o Y? Como formular a melhor hipótese para uma pesquisa? Quais são os fundamentos teóricos básicos de uma pesquisa quali/quanti? Como brifar um instituto de pesquisa? Como ler os dados nos mais variados outputs? Essa aula tem por objetivo se aprofundar nos fundamentos de pesquisa.

Entendendo o Problema
Para resolver um problema, o primeiro passo é olhar para ele como ele é. Parece óbvio, mas o ponto é que trazemos tantas verdades e somos tão influenciados por outros pretensiosos problemas, que é fácil perder o caminho e escolher o problema errado ou menos importante. Essa aula dará os subsídios necessários para a escolha do melhor problema, afinal, tudo começa por ele.

O Lado Humano dos Dados
Na era dos dados, como transformar informação em insight? Como ler diferentes gráficos, gerar infográficos? Como dar ao business uma inteligência baseada em dados quantis e qualis? Nessa aula, o aluno terá noções básicas de BI, mas sobretudo, vai entender a importância da leitura dos dados e de como transformá-los em informação relevante.

RESOLUÇÃO

Perdendo o Medo do Insight
Nessa aula, o aluno receberá todo o direcionamento para chegar em insights poderosos. Seja através da técnica de trabalho para deixar o insight redondo, seja através de métodos colaborativos de trabalho. Afinal, sentar na cadeira e trabalhar sozinho para chegar em uma única frase estão com os dias contados. Vamos fazer juntos?

Escrevendo o Melhor Briefing da sua Vida
Quais são os componentes de um bom briefing? Nessa aula, o aluno aprenderá a escrever um briefing criativo coerente, coeso e assertivo fazendo escolhas conscientes a partir de melhores estudos, desk research, jornadas e pesquisas.

História Boa vs História Ruim
Sobre como contar histórias relevantes, que cativam a audiência e cumprem o objetivo de deixar um recado claro para as pessoas. Nessa aula, os alunos, também, serão expostos a novas técnicas de contar histórias com novos formatos além dos já cansados slides.


ESPECIALIDADES

Como Transformar Jornada em Experiência (UX)
Estratégia não é um assunto que se restringe ao departamento do Planejamento. A Estratégia está presente na interface da tecnologia, na experiência de um serviço, no conteúdo social. Onde há escolha, há Estratégia. Basta olhar para a jornada do consumidor e identificar oportunidades/barreiras para transformá-la em uma melhor experiência.

O Trabalho é um Reflexo do Processo (Agile/Squads/Canvas)
Se o processo de trabalho é refletido na entrega final, então como fazer com que as pessoas trabalhem melhor? De um jeito mais colaborativo? De uma forma mais eficiente? Essa é a aula em que teoria e prática, mais que nunca, andam lado a lado. Nela, os alunos aprenderão metodologia de processo de trabalho como AGILE, a formação de Squads e elaboração de Canvas.

O Conteúdo Desafia a Publicidade Tradicional
Quais são as novas formas e formatos de conexão com o público-alvo? Nessa aula, o aluno será exposto às novas formas de interação através das mídias sociais. Quais são as Estratégias das marcas para entrar na conversa e serem relevantes em um cenário em que é necessário tomar partido, se expor, e receber de volta resposta do consumidor.

 

*Os módulos podem sofrer alterações sem prévio aviso.