Módulos* | Sprint de Smartphone Production

Módulo 1: Curadoria Visual para Social Media

Dentro de um contexto de milhares de postagens de imagens, entender e desenvolver propósito é o primeiro passo para a criação de fotos e vídeos. Aqui, olharemos para os conceitos necessários atrás das imagens, como posicionamento de marca, pesquisa, concepting, linguagem, público-alvo, guidelines e identidade visual para geração de ideias com velocidade e efetividade para Instagram. Utilizaremos cases expositivos de sucesso e cases que podem ser melhorados.

Módulo 2: Creative Strategy para Instagram

Nesta aula, você verá como o Instagram está aproximando pessoas e marcas como nunca antes através da arte, criatividade e comportamento nos Stories. Apresentando desde diagramação a cases de sucesso de engajamento, essa aula é sobre comunidade e conexão online.

Módulo 3: Creative Strategy para Stories

Neste modulo você vai entender como você ou sua marca devem se posicionar, quais os valores do seu conteúdo, como construir narrativas que engajam, com quem conversar e como se destacar. Vamos analisar cases de sucesso e entender como e principalmente por que utilizar o vídeo vertical. Como o áudio, música, e emojis se encaixam nisso para criar um storytelling dinâmico e engajador, e que artifícios criativos podem ser utilizados para fazer a sua ideia se destacar. Também falaremos sobre como as marcas podem melhor utilizar esse feature.

Módulo 4: Creative Strategy para Tiktok

Nesta aula, você verá como o Tiktok se tornou a mais nova ferramenta de mídia para aumentar o engajamento das marcas e consumidores no meio digital. Como contar histórias em vídeos curtos, unicamente para o tiktok, que inspirem criatividade, tendências e criem conteúdo que aproxime cada vez mais, as marcas de suas comunidades.

Módulo 5: Cultura Pop (GIFS E MEMES)

Nesta aula, faremos uma exposição aprofundada em cultura pop, utilizando a linguagem de gifs e memes. Veremos como são utilizados e qual a importância de referências culturais para gerar um engajamento maior com o seu público. Cases de sucesso e números importantes que determinam o sucesso em social media. Quais as possibilidades criativas disponíveis através de aplicativos e como utilizar estes features no Instagram para aumentar o alcance das suas ideias.

Módulo 6: Roteiro para conteúdo digital.

Qual a importância do roteiro para apoiar a produção e realização da sua ideia. Como escrever para as mídias sociais, considerando as variedades de formatos e durações de videos. Quais aspectos técnicos são os mais relevantes, incluindo estrutura narrativa, a utilização de storyboard ou fotoboard para vídeos mais complexos e longos, entre outros. De boomerang a vídeo vertical, como organizar e apresentar uma história de impacto.

Módulo 7:  Direção de arte de Instagram 

Aqui, vamos entender a linguagem de curadoria visual e como aplicar isso na prática. Como conectar uma ideia com o que o consumidor deseja e o visual que represente isso? Aprenda tendências de criação e explore a criatividade gráfica através de técnicas como temperatura de cor, enquadramento e composição, entre outras escolhas visuais desde colagens a fotos. Tudo para melhor traduzir a sua ideia no campo visual.

Módulo 8: pré produção de projeto

Aqui aprenderemos como consolidar todas as informações do projeto e a planejar a produção: decupagem do projeto, contratação de fornecedores, produção de locação, de elenco, de arte, de figurino, de produto, autorizações, elaboração do deck de produção para a PPM com o cliente, contratos e|ou liberação de uso de imagem. Vamos avaliar alguns cases de sucesso, comparando a pre produção com o resultado efetivo da produção.

Módulo 9: Mobile ou Alexa? O processo criativo para a direção de videos.

Neste módulo você vai entender as diferenças e as complementariedades da filmagem com mobile e equipamentos tradicionais, e entender como entregar o melhor material criativo digital para sua marca.

Módulo 10: Produzindo fotos e videos com APPs.

Neste modulo vamos saber na prática, o que os apps proporcionam para a produção de conteúdo fotográfico ou de video e como faze-los.

> Identidade de imagem. ( criando a sua identidade)

> Câmera vs Smartphone.

>  Princípios básicos de fotografia: luz, enquadramento, composição, tratamento de imagem.

> Apps para criação de gifs e cinemagraphy

> Organização do feed.

Vídeo

> Princípios básicos de vídeo: framerates, som, estabilidade, movimentos de câmera, principais editores e principais funcionalidades, edição em multi-camadas via app, trilha sonora, sound effects, tratamento de cor, inserção de letterings,

> Aplicativos de criação de layouts: diagramação de texto, lettering animados

Módulo 11: Luzes, Câmera, Ação

Exercícios práticos guiados em grupo e individualmente para prototipar diferentes formatos e processos estudados durante o curso: um ensaio para a produção do trabalho de conclusão do curso.

Apresentações finais para o cliente real.