Módulos* | Sprint de Human Data Strategy

O calendário do programa, com a ordem das aulas, será enviado aos alunos inscritos na véspera do início do curso.

INTRODUÇÃO AO CURSO

Competindo e ganhando na era dos dados: para que o curso serve.

Qual é a mudança organizacional mais importante que você pode fazer para se manter competitivo? Derrubando as paredes.
Quais são as etapas para criar uma estratégia de dados? Como fazer o shift de análise de dados para ação baseada em dados? Como ter um pensamento de monetização sob dados? Qual a solução para a escassez de talentos de dados?


ANALYTICS: A FUNDAÇÃO

Por trás da ciência de dados há uma base sólida de desenvolvimento da cultura de Analytics e estruturação de uma equipe capaz de conectar as diferentes fontes de informações com plataformas, ferramentas de marketing e negócio.

O que é a disciplina de Analytics? Como ela funciona e como os dados são coletados, armazenados e transformados em insights?

Mais do que entender como todo o processo funciona, esse módulo é um exercício de como desenvolver a cultura de empresas e agências, propondo caminhos por onde começar, perfis de profissionais adequados e principalmente os primeiros passos no processo de disseminação da informação dentro e fora das empresas.


DATA PROTECTION: LEI X ÉTICA

Há uma linha tênue entre segmentação, assertividade e privacidade do usuário. Quais são as práticas mais transparentes que devem guiar o trabalho de Analytics?

Nesse módulo, vamos explorar a GDPR – General Data Protection Regulation, bem como a recém criada PLC 53/2018 que delimita o uso de dados pessoais. Além disso, será debatido cases, boas práticas e pensamentos éticos sobre o uso correto das informações no universo digitalizado.


O FUTURO DOS DADOS

Extrapolações de cenários de futuro focadas na coleta, utilização, manipulação e acesso à dados públicos e privados.

Contextualizar os alunos das possibilidades do momento que vivemos e como lidar com incertezas de maneira positiva, criando oportunidades, através de conceitos básicos de foresight e projeção de futuros. Também serão empregadas aplicações práticas em forma de exercícios em grupo para construção coletiva de conhecimento e experimentação de técnicas de futurismo.


INSIGHT REPUTATION

Como usar dados para avaliar a reputação de uma marca, seja ela a sua própria, sua empresa ou um influenciador.

Esse módulo apresentará ferramentas e estratégias para que os profissionais avaliem o poder de engajamento e relacionamento de uma marca ou influenciador; a importância do índice de social selling para a marca pessoal e o poder de influência desse índice nas vendas B2B; como as redes sociais profissionais são importantes na construção da reputação digital através da geração de conteúdo; melhores práticas para transformar dados em informação relevante que traga credibilidade para uma marca pessoal.


SOCIAL COMMUNITY

Como responder: O que? Quem? Onde? Quando?
Estão falando sobre uma marca, pessoa ou assunto no mar de dados produzido pelas comunidades digitais?

Entender o papel das comunidades sociais e a relação entre marcas e consumidor. Compreender como o social listening pode ajudar a ver a saúde de uma marca (e concorrentes), personalidade ou segmento, em tomada de decisões de negócio e estratégias de comunicação. Conhecer o papo do profissional e área de atuação. Como utilizar e transformar os dados de monitoramento para criar estratégias de conteúdo e branding; entender o buzz de campanhas e sua repercussão; conhecer influenciadores e detratores da marca; acompanhar eventos e muito mais.

DATA UX

Quais dados preciso conhecer para tomar as melhores decisões de design? Quais dados posso coletar nas experiências digitais que estou desenhando?

Vamos explorar a interação entre uso de dados e criação de experiências digitais. O primeiro passo é buscar e interpretar dados úteis para basear o processo de investigação. O segundo passo é utilizar esses dados junto a outras fontes de informação como combustíveis para o processo de design. Finalmente, vamos discutir sobre como criar modelos de mensuração focados em melhorar a experiência do público e os resultados de negócio. Em cada ponto, vamos analisar juntos casos reais, ferramentas e meter a mão na massa juntos pra exercitar esses conhecimentos.


VISUALIZAÇÃO

A cada minuto é gerada uma infinidade de dados em todas as plataformas que você tem acesso. Como focar no que importa e apresentar da forma mais clara e objetiva?

Como direcionar a atenção para os dados que realmente importam e democratizar o conhecimento gerado a partir dos dados? Com cada vez mais dados disponíveis, vamos entender como criar visualizações que entreguem um raciocínio lógico que faça sentido para a sua audiência. Analisaremos as etapas para a elaboração de uma apresentação de dados que conte uma história concisa, permita tomadas de decisão e que, acima de tudo, não só cientistas de dados consigam entender.


RENTABILIDADE EM CANAIS

Em um contexto de grande oferta de audiência como avaliar as oportunidades diante de um consumidor cada vez mais disperso.

Nesse módulo, vamos explorar a evolução dos meios, as métricas de audiência, bem como a convergência offline e online. A ideia é gerar o entendimento do ecossistema de audiências e suas aplicações em busca de eficiência no planejamento de mídia.


SMALL & BIG DATA

Conceitos de como transformar Dados -> Informação -> Insights -> Oportunidades
Explorar os 5 principais pilares para o Small & Big data:  Objetivos de negócios, Pessoas, Processos, Dados e Tecnologia.


INSTANT DATA

BI como um ato de criação.

Não adianta só saber qual o produto mais vendido, mas sim pq ele é o mais vendido. Não adianta só entender pq uma loja não performa tão bem quanto as outras, mas sim entender como eliminar ou minimizar o fracasso, aprendendo a reagir rápido. Nesse módulo vamos trabalhar justamente em como criar baseado em dados, como utilizar os algoritmos em atração a criação.

TRUTH DATA

Truth Data é o nome da estratégia que usa as métricas ao nosso redor como narrativa para avaliações que inspiram e transformam.

Vivemos em um mundo cercado por dados, muitas vezes nem percebemos, mas só de observar e analisar o comportamento humano e ambiental podemos ver uma infinidade de métricas. Lágrimas, batimentos cardíacos, suor, ou ainda a forma que as plantas e folhas evoluem são claros exemplos disso. O mundo está repleto de inspiração e pode transformar os resultados em um grande legado social. Um mundo que pode nos guiar por propósito. TruthData é o nome da estratégia que usa as métricas ao nosso redor como narrativa para avaliações que inspiram e transformam. A verdade inspira, engaja, fideliza, envolve e – claro! – vende mais.


PROGRAMÁTICA & DESIGN DE PERFORMANCE

De comunicação para masses para comunicação individualizada, porém em escala.

Aula que explica evolução em planejamento e compra de mídia, introduzindo novo modelo programático, que revolucionou não somente como compramos espaços publicitários, mas também como planejamos a jornada de usuário e storytelling da campanha. Como a precisão na segmentação e criativos dinâmicos podem ajudar a sermos cada vez mais relevantes para os nossos consumidores, entregando mensagem relevante, na hora certa para público interessado.  

*Os módulos podem sofrer alterações sem prévio aviso.