Módulos* | Sprint de Planejamento e Estratégia Rio

Dá só uma olhada nesse line-up.

Você não vai achar nada igual no mercado. A gente turbinou o curso pra valer.

#01 Zeitgeist Hacking
Construção e Gestão do Significado Profundo das Marcas.

A aula inaugural traz o íntimo e visceral do espírito do tempo contemporâneo e de como as marcas estão fazendo para hackeá-lo como forma de encaixar sua narrativa em perspectivas positivas. E porque em meio a este cenário é tão necessário desenvolver e gerir um sistema de elementos profundos definidores de uma marca. Como e por que as marcas precisam ser mais humanas, autênticas e verdadeiras?

Professor: Raul Santahelena

#02 Planejamento Estratégico
Os fundamentos, conceitos e a história do planejamento estratégico de comunicação.

Nesse módulo vamos investigar a evolução do planejamento ao longo dos anos e seu papel em construir cada vez mais coerência, autenticidade e verdade para as marcas. Através de teoria, cases e prática, vamos mergulhar em metodologias que buscam construir um papel significativo para as marcas na vida das pessoas.

Professora: Luiza Portella

#03 Brief, Briefing e Debriefing
A essência de um bom brief criativo: teoria, prática e dicas valiosas.

Como desvendar os mistérios, segredos e macetes de um briefing matador? Como fazer a bola circular redondinha no processo inteiro? Por que o briefing é um processo contínuo? Como traduzir os desafios estratégicos em direcionadores e provocações inspiradoras? Por que a energia criativa deve estar presente em todo as partes do processo? Como mapear, explorar e resolver tensões do cenário e das relações humanas?

Professor: Bruno Altieri

#04 Cool Hunting & Brand Culture Planning
A expressão autêntica e verdadeira da marca no tecido cultural da sociedade.

A marca no contexto histórico-social-cultural do meio em que vivemos. Diálogos com movimentos culturais através de projetos para e pela rua, cumplicidade e diversidade. Compreensão profunda dos anseios e fluxos energéticos do espírito do tempo latente que envolvem a atmosfera contextual da marca.

Professoras: Lara Azevedo e Amnah Asad

#05 Criatividade em Pesquisa de Mercado
Diferentes abordagens para entender pessoas, conversas empáticas, interface com o planejamento.

Por muito tempo, a pesquisa de mercado foi vista como uma “caixa de Pandora” em que poucos poderiam ter acesso ou saberiam planejar, conduzir e analisar resultados. Esse módulo abre a caixa e traz uma nova visão para essa ferramenta fundamental do planejamento estratégico de comunicação.

Professoras: Márcia Amorim e Fernanda Ramos

#06 Trendwatching e Benchmarking
Mapeamento e análise crítica de tendências, cenário e concorrência no processo de planejamento.

A importância da análise crítica do cenário, contexto e da concorrência para a identificação de oportunidades e ameaças. Conceitos básicos por detrás dos processos de tendência e como identificá-los, entendendo que mapeamento de tendências é muito mais que coolhunting. A diferença entre tendência e moda. Noções de antropologia do consumo. Como armar seu plano de pesquisa de tendência e benchmark.

Professora: Carla Purcino

#07 Design Thinking for Planning
Processos Colaborativos, Mapas de Empatia, Jornada do Usuário, Personas, Human-Centered Design.

Como incorporar o pensamento que vem do Design Estratégico e desenvolver soluções que vão além da comunicação? Como desenvolver raciocínio estratégico-tático por meio de processos colaborativos? Como utilizar dinâmicas com Mapas de Empatia e Jornada do Consumidor para desvendar o comportamento e anseios humanos? Como definir personas e implementar um mindset “human centered design”?

Professora: Paula Lagrotta

#08 Simbiose Criação e Planejamento
A parceria poderosa que precisa emergir da relação entre o planejamento e a criação.

As ideias se materializam na criação. O objetivo desse módulo é acessar mais de perto o processo criativo de comunicação, como a contribuição do profissional de planejamento pode ser relevante e impactante no produto criativo final.

Professor: Álvaro Rodrigues

#09 Business Intelligence for Planning
A inteligência de dados no planejamento estratégico contemporâneo.

O mindset, visão e atuação estratégica orientada pelos dados e para os dados. A importância de conhecer e se aprofundar na inteligência dos dados para aprimorar sua atuação como planejamento.

Professor: Guido Sarti

#10 Um olhar além e através dos dados

Conteúdo  novo, em breve.

Professor: Charles Omoregie

#11 Branding: um verbo a ser conjugado em todo lugar
Como atingir resultados, conquistar e reter clientes, participar das conversas atuais, sem abrir mão da nossa essência?

Inspirar as pessoas a quebrar as barreiras que as impedem de levar uma vida mais saudável. Essa é a nossa real e é o que buscamos transmitir de maneira provocativa, irreverente e inclusiva.

Um bate papo sobre planejamento, ferramentas, social listening e execução no dia-a-dia.

Professor: Tiago Raposo

#12 Deepmeaning Branding Planning
Construção e Gestão do Significado Profundo das Marcas.

Como desvendar um propósito em perfeita comunhão entre a razão de existir da marca e os anseios, expectativas e sonhos das pessoas? Como descobrir e definir que elementos arquetípicos ancestrais sua marca aciona na psique das pessoas? Quais são os principais skills que um planner contemporâneo precisa desenvolver?

Professor: Raul Santahelena
*Os módulos e professores podem sofrer alterações sem prévio aviso.