Professor_Cláudio Gil2018-10-16T18:46:48+00:00

Cláudio Gil
Designer gráfico, artista plástico e calígrafo profissional

Mestre em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial – ESDI/UERJ

Designer graduado pelo Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro

Professor do Curso de Design da Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM / RJ

Professor do curso de Pós-Graduação em Design Editorial, do Istituto Europeo de Design – IED, no Rio de Janeiro

Professor de tipografia na Miami AD School, Rio de Janeiro

Artista plástico e calígrafo profissional.

Desde 2004 leciona caligrafia clássica e contemporânea através mais de 300 oficinas, para aproximadamente 5.000 alunos no Brasil e no exterior, em instituições culturais e educacionais, como o Centro Cultural Correios Recife (PE), Museu Murillo La Greca em Recife (PE), Escola de Belas Artes, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (RJ), PUC-Rio (RJ), PUC-Curitiba (PR), Escola de Design da Universidade Federal do Paraná (PR), Universidade Estadual de Minas Gerais, Fundação Mineira de Ensino e Cultura (FUMEC-MG), Faculdade Escola de Belas Artes (SP), Escola Panamericana de Artes (SP), Colégio Presbiteriano Mackenzie (SP), SESC Pompeia (SP), Universidade de Brasília (DF), Universidade Federal de Pernambuco (PE)  entre outros. Recentemente foi professor convidado na escola de Design École Intuit-Lab, de Paris, França.

Possui trabalhos publicados em diversos países, como os livros 1000 Artist Journal Pages, de Dawn Sokol (EUA, 2008), Sketchbooks – As páginas desconhecidas do processo criativo, de Roger Basseto, Editora POP (Brasil, 2010), Caligrafia para todos, de  Leonid Pronenko (Russia, 2011) ainda não traduzido para o português) , Revista Gráfica,  Arte Internacional, de Oswaldo Miran (Brasil, 2012), Hand to Type, de Jan Middendorp (Alemanha, 2012), The Briem Report, de Gunnlaugur SE Briem. (EUA, 2013) Typism Book One, de Dominique Falla (Australia 2013), Revista Tupigrafia, de Cláudio Rocha e Tony de Marco (Brasil, 2008 e 2010).

Como artista, participou de diversas mostras de Design, caligrafia e artes, como as quatro edições da Mostra Internacional de Caligrafia nas cidades russas de São Petersburgo, Velik Novgorod e Moscou, onde diversas de suas obras integram o acervo do Museu Contemporâneo de Caligrafia. Entre as individuais o destaque é a mostra Kaligrápho & non Kalligrápho (Calígrafo e não calígrafo) exibida no CCJF, no Rio de Janeiro e no Centro Cultural Correios, em Recife.