Programação da Master Class de UX Design

DIA 1

O Pensar – Produto e a Estratégia

Apresentação
– Introdução ao pensamento de produto e user experience.
– Análise de cases.
– Contextos de produto e suas diferenças (produto em consultoria, empresas grandes, startups, transformação digital).
– Pilares para construção de um produto digital relevante.

Principais Momentos Pré-Produto
– Entrevistas com stakeholders.
– Desk Research.
– Análise da concorrência e benchmark.
– Modelagem inicial de negócio.

Usuários
– Identificando segmentos (proto-personas, personas, mindsets, perfis).
– Métodos de pesquisa com usuários.
– Surveys.
– Entrevistas contextuais.
– Testes de usabilidade.
– Outros métodos e dinâmicas.

Mapeamento e Validação de Hipóteses
– Como materializar hipóteses e ferramentas de validação rápida.

DIA 2

Tangibilizando um Produto Digital

Visão de Produto: o que é e como criar. 
– Criar, fatiar e priorizar backlog.
– Estratégias iniciais de Growth.

Validando as Hipóteses
– Etapa de Discovery.
– Matriz CSD.
– Pesquisa quali e quanti.
– Benchmark.

Artefatos
– Números.
– Jornada do usuário.
– Arquitetura de informação.
– Card sorting.
– Inventário de conteúdo.

Mapeamento: o que é, como faz e as ferramentas.
– Fluxograma.
– User flow.
– Wireflow.

Documentação/Entregáveis
– A importância da documentação.
– Dê acesso aos materiais. Relação ganha x ganha.

Design de Interação
– Na teoria:
*Princípios de design.
*Sketches.
*Tipografia.
*GUI/Grid.
– Na prática:
*Design visual: forma, escala e atomic design.
*Protótipos: os diferentes tipos de fidelidade de protótipo.
*Design incremental (faseamento).
*Design Handoff.

Melhoria Contínua
– Testes de usabilidade.
– Validação remota.
– Experimentação.
– Teste a/b.
– Métricas de sucesso.

Ferramentas
– Um pouco de experimentação.

DIA 3

Dia de Pitch

Apresentação Final
Os alunos vão apresentar o produto que construíram ao longo do curso, usando o racional para criá-lo e sua materialização (sketches, telas e protótipos). A apresentação será em formato de pitch, onde cada grupo terá o mesmo tempo de apresentação e seguirá as mesmas estruturas de argumentação, definindo o problema a ser atacado, proposição de valor, definição de segmentos abordados, estratégias iniciais de growth, princípios iniciais de design, viabilidade de negócios, validação inicial de hipóteses e sketches de materialização do produto. Ao final de cada apresentação haverá uma rápida sessão de feedbacks dos professores e alunos sobre a ideia apresentada, levando em consideração o que foi abordado durante o curso.